OS ANAGRAMAS DE SAUSSURE: entre a poesia e a teoria
ESGOTADO***
Cinquenta anos após a morte de Ferdinand de Saussure, o pioneiro da linguística moderna, na busca pelas fontes de seu célebre "Curso de linguística geral" foram encontradas oito caixas de papelão de cadernos e esboços. Entre as anotações estavam estudos sobre anagramas da poesia indo-europeia (e particularmente latina), com as quais Saussure esboçou uma teoria geral da poesia. Essa redescoberta influenciou teóricos literários franceses dos anos 1960-1970 como Kristéva, Sollers, Derrida, Ricardou e outros, integrando-a à crítica literária contemporânea.
"Os anagramas de Saussure: entre a poesia e a teoria" nos apresenta um estudo das produções de Saussure sobre as poesias gregas e latinas correlacionadas às produções teóricas do mesmo autor, o qual pilares da linguística moderna.
Neste livro com um histórico abrangente dos estudos de Saussure sobre a poética, encontra-se uma pesquisa bibliográfica cuidadosa. Os trabalhos sobre o assunto foram publicados ao longo do último século de forma esparsa, em revistas antigas e livros raros, pelos poucos especialistas e que se concentram no Velho Mundo. Assim, esse levantamento bibliográfico já representa uma grande fortuna para o pesquisador brasileiro.
Nos registros epistolares de Saussure emerge uma narrativa da sua relação conturbada com o que ele descobre nos seus estudos da poesia grega e latina. Surgem dessa trama os interlocutores de Saussure e um panorama da discussão novecentista sobre a linguagem, esquecido pelo linguista altamente especializado do século XXI.
DOWNLOAD: RELEASE. Os anagramas de Saussure