Política Editorial

POLÍTICA EDITORIAL DA EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

EDUFU

 

Art. 1.º A EDUFU edita obras de natureza acadêmica que efetivamente se destaquem pela qualidade. Na consecução do seu trabalho, incentiva o estudo e a pesquisa, contribui para a formação do leitor e para a difusão do conhecimento, bem como promove a cultura em amplo aspecto.

Art. 2.º Os livros publicados pela EDUFU podem ter autores ou organizadores de outras universidades ou instituições acadêmicas.

Art. 3.º Os livros da EDUFU devem ser aprovados pelo Conselho Editorial com apoio de pareceristas academicamente qualificados e com formação nas diversas áreas de conhecimento.

Art. 4.º A principal linha editorial da EDUFU é a de publicação de livros originais ou traduções que sejam referência em uma determinada área do saber pela sua capacidade de pautar o estudo e a pesquisa ou de difundir o conhecimento, com possibilidade de compor a bibliografia da pós-graduação, da graduação ou do ensino básico.

Art. 5.º A linha editorial complementar da EDUFU tem por objetivo incentivar o estudo e a pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da UFU, bem como contribuir para a inserção da sua produção no cenário nacional e reforçar o projeto de internacionalização da Universidade.

Art. 6.º As Coleções e Séries da Editora têm a finalidade de incrementar o trabalho do Conselho Editorial, propondo publicações com determinado perfil e especificidade, cuja excelência acadêmica é assegurada pela sua Comissão Editorial.

Art. 7.º A EDUFU procura estabelecer parcerias institucionais com outras editoras universitárias ou acadêmicas de expressão, colaborando, entre outras iniciativas, com coedições que reduzam o custo do livro e aumentem a sua visibilidade nos cenários nacional e internacional.

Art. 8.º A EDUFU não publica livros oriundos de dissertações de mestrado ou monografias de final de curso, anais de congresso, relatórios, memoriais, livros de ficção e de autoajuda, biografias, contos, crônicas, dramas, fábulas, história em quadrinhos, literatura infanto-juvenil, novela, poesia, romance ou coletâneas de aulas ou preleções. Caso os referidos textos sejam de autores clássicos ou tenham tratamento acadêmico ou didático, podem ser autorizados para a publicação pelo Conselho Editorial.

Art. 9.º A Editora pode publicar livros oriundos de teses de doutorado, desde que efetivamente se destaquem em relação a outros trabalhos da sua área de conhecimento.

Art. 10. A Editora pode publicar coletâneas, desde que sejam cuidadosamente organizadas, tenham unidade temática e colaborem significativamente para o desenvolvimento da pesquisa da sua área de conhecimento.

Art. 11. O Plano Anual de Publicação da Editora, definido periodicamente pelo seu Conselho Editorial, aplica as diretrizes desta Política mediante a consideração da capacidade editorial disponível, determinando limites de produção que assegurem a qualidade da edição dos seus livros.

Art. 12. As formas de proposição de livros para a Editora podem ser por fluxo contínuo, coedições, projetos especiais do Conselho Editorial, editais de prospecção ou chamadas de Coleções e Séries da EDUFU, segundo os termos estabelecidos pelo Plano Anual de Publicação divulgados na página da Editora.

Art. 13. A Fundação de Apoio Universitário será ordinariamente coeditora da EDUFU, a fim de que possa cuidar, sobretudo, da distribuição e da comercialização dos livros da EDUFU.

 

Processo nº 23117.005007/2024-91, SEI nº 5287495