Editora da UFU promove evento de lançamento da obra ‘Tecendo em Libras’

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), realiza, no dia 4 de dezembro, um diálogo em conjunto com o Pet Conexões de Saberes: Educomunicação, para refletir sobre acessibilidade a partir do lançamento da obra “Tecendo em Libras”, na versão ebook. O evento ocorrerá às 18h, na Livraria da Edufu, localizada no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica.
O momento contará também com a presença de um intérprete, que atuará durante toda a discussão. Além disso, um dos organizadores da obra, o professor José Carlos de Oliveira, apresentará um panorama sobre o processo de desenvolvimento do livro e a importância desta produção para a construção de um ambiente inclusivo e consciente.
A iniciativa que integra o lançamento do livro e a discussão sobre acessibilidade surgiu em diálogo com o Pet Educom, que possui em seu formato o recorte social, racial e PCD para o ingresso dos petianos. O grupo, que abrange os cursos de Jornalismo e Pedagogia, compreende a necessidade do desenvolvimento de conhecimentos sobre Libras, tanto para a área pessoal quanto profissional.
“Nós, que lidamos com a comunicação e a área pedagógica, compreendemos a importância de saber propor conversas em Libras, tanto para desenvolver uma boa entrevista com uma pessoa surda ou para lecionar conteúdos acessíveis nas escolas", contam os estudantes do Pet Educom.
Sobre a obra - ‘Tecendo em Libras: pesquisas em educação, linguística e literatura’
O livro “Tecendo em Libras” reúne trabalhos de diversos autores que desenvolvem estudos na área da inclusão, pensando em suas necessidades e formatos de aplicação. A obra é dividida em duas partes, “Estudos Linguísticos e de Literatura Surda” e “Educação e Aprendizagem”, em que são abordadas pesquisas sobre Libras e o processo de aprendizagem das pessoas surdas.
A coletânea de estudos foi organizada por quatro professores de diversas universidades federais do país que, em conjunto com o professor da UFU, José Carlos de Oliveira, propuseram a ideia, convidaram os pesquisadores e organizaram a obra.
O lançamento do livro, em conjunto com a roda de discussão, é uma oportunidade para expandir o diálogo sobre a inclusão e a sua necessidade. Segundo o professor José Carlos, “é uma iniciativa que tem o potencial de despertar o interesse público pela leitura, bem como para a publicação de novas obras [neste segmento]”.
Para mais informações sobre o evento, siga as redes sociais da Editora da UFU (@edufu_oficial) ou acesse o site da Edufu.
Reportagem de Joyce Rocha, publicada pelo Portal Comunica UFU.