Os deveres
Os deveres (De Officiis), de Marcos Túlio Cícero, foi escrito no final do ano 44 a.C., após o assassinato de Júlio César. Representa uma das últimas obras do autor antes de sua própria morte. A obra assume a forma de um tratado filosófico em carta dirigida a seu filho, Marcos Túlio Cícero Menor, então estudante de filosofia em Atenas.
A escrita tem o propósito de fornecer um guia prático para a decisão moral de um romano dedicado à vida pública. O texto sintetiza a filosofia grega, com base no estoico Panécio de Rodes, com a tradição romana, seus valores e exemplos históricos.
O livro estabelece a pergunta central: como determinar o rumo de ação correto, ou o "dever" (officium), em uma dada situação. A obra se estrutura em torno do conflito entre o Honorável (honestum) e o Vantajoso ou Expediente (utile). Cícero apresenta o argumento de que a ação virtuosa não pode gerar conflito com a vantagem de longo prazo.
Esta nova edição bilíngue com a tradução prestigiada de Bruno Fregni Bassetto integra a Coleção Ciceroniana, uma parceria editorial da Edufu com a Editora da Unicamp.
PROMOÇÃO DE LANÇAMENTO!
De R$ 120 por R$ 60,00
