Em parceria com a Editora Unicamp, Edufu publica livro de Charles Peirce

Obra revolucionária preenche lacunas na filosofia nacional e apresenta uma tradução abrangente do texto do renomado filósofo americano
A imagem mostra o filosofo Charles Pierce em preto em branco, sobre um fundo amarelo ocre com a imagem da capa do livro. A capa do livro é em tons de verde. O logo tipo da Edufu está a direita, em branco.

 

"Explorando a Mente de C. S. Peirce: Uma Tradução Abrangente da Série Cognitiva" é uma obra inovadora, meticulosamente organizada e traduzida por Cassiano Terra Rodrigues. O tradutor é um renomado especialista em filosofia peirciana e experiente tradutor de Língua Inglesa. A obra preenche uma lacuna de décadas na pesquisa e formação acadêmica nacional em Filosofia, especialmente nos estudos dedicados a Charles Sanders Peirce. A publicação é fruto de uma parceria da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) com a Editora Unicamp.

O livro reúne, pela primeira vez em Língua Portuguesa, uma coleção de textos previamente dispersos, incompletos ou mal traduzidos, proporcionando aos estudiosos uma visão mais coerente da filosofia original de Peirce. Cassiano Terra Rodrigues brinda o leitor com um ensaio introdutório onde contextualiza, analisa e traça um panorama abrangente do pensamento peirciano, agregando ainda mais valor à compreensão da obra.

A série cognitiva completa, apresentada com um conjunto inédito de prefácio, introdução, notas e ensaios de leitura, representa um marco nos estudos de Peirce em Língua Portuguesa. Peirce praticamente criou sozinho uma linguagem teórica, algo que faz a compreensão de seu pensamento algo desafiador, quem dirá uma tradução. Vencendo este desafio, a tradução exibe um rigor e cuidado excepcionais com a terminologia, refletindo o comprometimento do tradutor com a qualidade e fidedignidade ao original. Além disso, o volume inclui um índice remissivo de termos e nomes, facilitando a pesquisa acadêmica.

O trabalho não apenas se destaca pela tradução precisa, mas também pela pesquisa minuciosa sobre os textos traduzidos. A introdução e o ensaio do autor proporcionam um guia valioso para os leitores, permitindo uma imersão mais profunda nos textos de Peirce e destacando sua relevância tanto no pensamento do filósofo quanto na história da filosofia em geral.

O intuito da publicação é não apenas suprir a ausência de traduções abrangentes em Português, mas também estimular e contribuir significativamente para a produção de conhecimento sobre a obra de C. S. Peirce. Este volume busca abrir portas para pesquisadores de filosofia e áreas correlatas, como cognição e linguagem, introduzirem-se ao rico pensamento de C. S. Peirce.

Para adquirir a obra "Explorando a Mente de C. S. Peirce: Uma Tradução Abrangente da Série Cognitiva", basta acessar o site da Edufu e conferir o catálogo.

* O texto foi publicado originalmente no Portal Comunica, da UFU, por Lílian Karla. (https://comunica.ufu.br/noticias/2024/02/em-parceria-com-editora-unicamp...)