Edufu é finalista do Prêmio ABEU pelo terceiro ano consecutivo

Obras foram indicadas nas categorias ‘Ciências Humanas’ e ‘Literatura Infantojuvenil’; menção honrosa em ‘Tradução’ também é destaque

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) divulgou, em 18 de outubro, a lista com os finalistas e menções honrosas de cada categoria que compõe a décima edição do Prêmio promovido pela entidade. O livro “A educação entre a ética e a estética: os álbuns ilustrados paulistas (1915-1929)” e a Coleção “Entre Rios” de Educação Ambiental, ambos publicados pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), estão entre os indicados à premiação máxima do evento.

Além disso, a menção honrosa na categoria "Tradução" deste ano foi concedida à tradução da obra “Ensinando tradução: programas, disciplinas e abordagens pedagógicas”, a qual foi realizada pela Edufu em parceria com a Editora da Universidade Federal de Minas Gerais (Editora UFMG).

A cerimônia de consagração dos vencedores do 10º Prêmio ABEU ocorrerá em 21 de novembro e será realizada no teatro da Unibes Cultural, na cidade de São Paulo. A Edufu concorre nas categorias de Ciências Humanas e Literatura Infantojuvenil.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre as obras indicadas:

 

A educação entre a ética e a estética: os álbuns ilustrados paulistas (1915-1929)

x[Arte gráfica que contém a capa do livro “A educação entre a ética e a estética: os álbuns ilustrados paulistas (1915-1929)”. Acima, a logomarca do 10º Prêmio ABEU. Abaixo, a logomarca da EDUFU.]

O livro, escrito pela professora  Raquel Discini de Campos, explora o universo dos álbuns ilustrados que cativaram o Brasil e o mundo no início do século XX. Eles eram mais do que apenas coleções de fotos, pois fundiam fotografia, estatística, poesia, propaganda, história e comentários sociais em um mesmo volume. No estado de São Paulo, tais álbuns serviram como voz de destaque para as elites e classes médias, o que proporcionou um vislumbre único da sociedade da época.

Em “A educação entre a ética e a estética”, o leitor tem a sensação de descobrir um tesouro documental que há muito tempo passou despercebido. Os álbuns, frequentemente citados como fontes secundárias, são agora o ponto focal da investigação histórica; explorando os significados multifacetados embutidos nesses materiais impressos, lançando luz sobre seu papel na formação da história da educação em São Paulo.

 

Coleção “Entre Rios"

[Arte gráfica que contém as capas dos livros que compõem a coleção "Entre Rios”. Acima, a logomarca do 10º Prêmio ABEU. Abaixo, a logomarca da EDUFU.]

A coleção “Entre Rios” de Educação Ambiental, escrita por Marcelo Lapuente Mahl e ilustrada pelo designer gráfico Carlos Gabriel Ferreira, é composta por três livros voltados para o público infantojuvenil que abordam questões e debates sobre problemas ambientais contemporâneos; contando com publicações que podem ser utilizadas como material de apoio didático em várias disciplinas e promovem o interesse pela educação ambiental entre os jovens.

O primeiro deles, intitulado “O céu do Litoral”, convida os jovens leitores a conhecerem a fauna das áreas litorâneas que se estendem do norte ao sul do país; onde vivem centenas de espécies de pássaros, jacarés, caranguejos, cobras e lagartos. Além disso, é abordada a relação que o homem estabelece com o litoral, que é lugar de trabalho para marinheiros, pescadores, guarda-vidas e de lazer para viajantes. O livro explica de forma lúdica a importância de se conhecer o litoral brasileiro, saber da sua importância e como preservá-lo.

Já em “O céu do Cerrado”, os leitores são apresentados à rica diversidade do bioma de mesmo nome, assim como as relações que são estabelecidas entre sua flora e fauna; partindo da ideia de que, na natureza, animais e plantas se comunicam. Por fim, o terceiro livro, intitulado “O céu do Amazonas”, explora de forma ampla o bioma que acompanha o leito desse mesmo rio; desbravando os mitos e as estórias da floresta, assim como seus bichos, suas entidades e seus povos.

 

Ensinando tradução: programas, disciplinas e abordagens pedagógicas (menção honrosa)

[Arte gráfica que contém a capa do livro “Ensinando tradução: programas, disciplinas e abordagens pedagógicas”. Acima, a logomarca do 10º Prêmio ABEU. Abaixo, a logomarca da EDUFU.]

A menção honrosa da décima edição do Prêmio ABEU foi concedida na categoria de Tradução, com o livro “Ensinando tradução: programas, disciplinas e abordagens pedagógicas”. Escrita e organizada por Lawrence Venuti, a obra foi traduzida pela dupla Marileide Dias Esqueda e Igor Lourenço da Silva; sendo resultado de uma parceria entre a Edufu e a Editora UFMG que proporciona uma visão ampla sobre o ensino de tradução nos dias atuais.

Dividido em quatro grandes partes, seu conteúdo descreve programas, cursos e disciplinas ofertados há muitos anos em países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Espanha; cada um apresentando um modelo de ensino que pode ser replicado e adaptado por outras instituições ao redor do mundo.

Os livros finalistas do 10º Prêmio ABEU podem ser adquiridos no site da Edufu. Para mais informações sobre a premiação, fique de olho nas redes sociais da Edufu.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Editora Universitária Prêmio Abeu Finalista menção honrosa

* O texto foi publicado originalmente no Portal Comunica, da UFU, por Giovana Sallum.

https://comunica.ufu.br/noticias/2024/10/edufu-e-finalista-do-premio-abeu-pelo-terceiro-ano-consecutivo