Coleção "Entre Rios" de Educação Ambiental
A Coleção “Entre Rios” de Educação Ambiental, escrita por Marcelo Lapuente Mahl e ilustrada pelo designer gráfico Carlos Gabriel Ferreira, é composta por três livros voltados para o público infantojuvenil que abordam questões e debates sobre problemas ambientais contemporâneos; contando com publicações que podem ser utilizadas como material de apoio didático em várias disciplinas e promovem o interesse pela educação ambiental entre os jovens.
O primeiro deles, intitulado “O céu do Litoral”, convida os jovens leitores a conhecerem a fauna das áreas litorâneas que se estendem do norte ao sul do país; onde vivem centenas de espécies de pássaros, jacarés, caranguejos, cobras e lagartos. Além disso, é abordada a relação que o homem estabelece com o litoral, que é lugar de trabalho para marinheiros, pescadores, guarda-vidas e de lazer para viajantes. O livro explica de forma lúdica a importância de se conhecer o litoral brasileiro, saber da sua importância e como preservá-lo.
Já em “O céu do Cerrado”, os leitores são apresentados à rica diversidade do bioma de mesmo nome, assim como as relações que são estabelecidas entre sua flora e fauna; partindo da ideia de que, na natureza, animais e plantas se comunicam. Por fim, o terceiro livro, intitulado “O céu do Amazonas”, explora de forma ampla o bioma que acompanha o leito desse mesmo rio; desbravando os mitos e as estórias da floresta, assim como seus bichos, suas entidades e seus povos.
A Coleção “Entre Rios” de Educação Ambiental conquistou em 2024 o 1º lugar no 10º Prêmio Abeu, promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), na categoria “Literatura Infantojuvenil”, e foi selecionada como finalista no Prêmio Jabuti Acadêmico, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).