A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS: desafios e possibilidades
Pensando nos diferentes temas que percorrem a universidade, a escola básica, a identidade do professor de Ciências Sociais, as políticas públicas para a educação no Brasil, dentre outros, os autores e organizadores Marcel Mano e Marili Peres Junqueira prepararam essa obra voltada para diferentes e diversos interesses sobre o tema.
A obra “A formação do Professor de Ciências Sociais: Desafios e Possibilidades” traz reflexões, análises, discussões, questionamentos e encaminhamentos por meio de testemunhos de diferentes profissionais e seus esforços para agir e pensar na formação de professores de Ciências Sociais.
Para o desenvolvimento do debate, a obra tem nove capítulos divididos em três partes.
- A primeira é sobre a formação inicial do professor na graduação, com experiências e reflexões.
- A segunda apresenta as aproximações entre a universidade e a escola por meio do levantamento dos impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid).
- A terceira discute sobre a formação continuada do professor de Ciências Sociais com base em duas experiências, a de professores em serviço e a de professores em formação na pós-graduação.
Mano e Junqueira ainda trazem a público, como apêndice, a Carta do 1º Encontro Nacional dos Pibids Ciências Sociais/Sociologia, realizado em dezembro de 2013, na Universidade Federal de Uberlândia.