Coleção História, Pensamento e Educação

Coordenador:

Décio Gatti Jr. (FACED/UFU)

A coleção História, Pensamento e Educação objetiva a publicação de livros e coletâneas na temática da História da Educação e do Pensamento Educacional, de modo a contemplar os seguintes leitores: pesquisadores brasileiros e estrangeiros; estudantes de graduação e de pós-graduação; cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos nas referidas temáticas. Desde a criação, em 2009, até o presente momento, a coleção História, Pensamento e Educação, estabeleceu cinco séries.

A série “Novas Investigações” objetiva divulgar resultados de pesquisas originais, relevantes e que possuam mérito reconhecido pela comunidade acadêmica na área de História da Educação, por meio da publicação de livros e de coletâneas que contenham textos de pesquisadores experientes ou temáticas que representem, em perspectiva histórica, avanços significativos para o campo da Educação.

A série “Monografias” tem por finalidade publicar as teses e dissertações produzidas no âmbito da LP-HHE, com mérito reconhecido pelo orientador e/ou pela banca examinadora. Com esta iniciativa editorial pretendem-se oferecer oportunidade aos recém doutores e mestres de divulgarem os resultados de suas pesquisas.

A série “Texto Fundamentais” tem por finalidade publicar, de um lado, obras da área de História da Educação que apesar de já terem sido publicadas anteriormente, devido ao fato de as tiragens iniciais terem sido limitadas, bem como às fragilidades de algumas pequenas editoras, encontram-se esgotadas há muitos anos e, de outro, trabalhos acadêmicos oriundos de programas de pós-graduação que não ganharam a forma de livro, mas são de grande utilização em todo país e mesmo no exterior, usualmente, por meio de reprografias.

A série “Clássicos” objetiva publicar obras que guardem relação com a História da Educação, a Pedagogia e Pensamento

Educacional, as quais historicamente constituíram a reflexão em torno da área da Educação. O norteamento desta série privilegiará a divulgação das reflexões constituídas em diferentes períodos da história da cultura ocidental.

A série “Didática” objetiva publicar textos de divulgação científica no âmbito da História da Educação, com destinação prioritária aos estudantes da Educação Superior, no nível de ensino de graduação, em especial, aos cursos de licenciatura, atendendo cursos presenciais e a distância. Comportará textos de síntese e temáticos.