Editora da UFU promove campanha de doação de sangue

Ação faz parte do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25, que tem como foco conscientizar e valorizar a doação regular

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia realizou neste mês uma ação entre os servidores da universidade com o objetivo de incentivar novos doadores e reforçar a importância da doação. O grupo, formado por 11 pessoas, se reuniu no Hemocentro Regional de Uberlândia (Hemominas) para fazer a coleta do sangue. 

Ao longo da manhã, a equipe Edufu passou por todos os processos, que incluem registro, pré-triagem, triagem clínica, pré-lanche, coleta e lanche pós-doação. As fases do procedimento duram em torno de uma hora e meia, dependendo da quantidade de pessoas aguardando no hemocentro.  

Uma ação, diversas vidas salvas

A doação de sangue é um gesto simples que gera inúmeros benefícios a quem necessita. Uma única coleta, de aproximadamente 450 ml, pode transformar a vida de até quatro pessoas. Isso acontece pois a bolsa de sangue coletada passa por uma separação de seus hemocomponentes.

Ou seja, uma única bolsa de sangue pode ser dividida em quatro outras, sendo elas: Hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo; Plaquetas, que contribuem com o processo de coagulação sanguínea e diminuem o risco de hemorragias; Plasma, que serve como base líquida para o sangue total e o Crioprecipitado – uma fração do plasma fresco congelado. Assim, uma única doação já impacta positivamente. 

Ser um doador regular é ainda mais importante, pois a sua doação mantém os estoques de sangue funcionando normalmente e assim pode evitar que falte sangue nos hospitais da região, principalmente em casos de emergências. O Hemominas de Uberlândia abrange os municípios de Uberlândia, Araguari, Coromandel, Monte Alegre, Monte Carmelo, Patrocínio, Prata e Tupaciguara. Indiretamente, atende também Abadia dos Dourados, Araporã, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Nova Ponte e Romaria.

O que é necessário para doar sangue

Para ser um doador, é preciso:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 somente com autorização dos responsáveis);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos antes da doação);
  • Levar documento oficial com foto.

Também é necessário respeitar os intervalos mínimos entre uma doação e outra: dois meses para homens e três para mulheres.

Benefícios para quem é doador

Além de salvar vidas, o doador de sangue tem acesso a alguns benefícios garantidos por lei, como o afastamento remunerado no dia da doação para trabalhadores com carteira assinada, sem prejuízo do salário, conforme determina a Consolidação das leis de Trabalho (CLT). 

Outro benefício é o check-up básico gratuito que inclui exames para identificar doenças infecciosas, a renovação das células sanguíneas e a redução do risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. 

O atendimento prioritário em consultas médicas e odontológicas em hospitais do SUS ou em unidades ligadas a ele também é uma garantia, mediante apresentação de comprovante de doação, com validade de 120 (cento e vinte) dias, segundo a Lei nº 14.626, de 2023). Esse atendimento ocorre após os outros beneficiários de atendimentos prioritários serem atendidos. 

Para mais informações sobre a ação, siga as redes sociais da Editora da UFU (@edufu_oficial) ou acesse o  site da Edufu. 

Reportagem de Joyce Rocha, reproduzida do Portal Comunida UFU.